SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CONTEÚDOS: *
ALFABETIZAÇÃO: poema, rima, verso,
letras, fonemas
* MATEMÁTICA: noções
de tempo, quantidade.
* CIÊNCIAS: dinossauros,
animais extintos e hipóteses da criação do mundo.
ANO ESCOLAR: 1º ANO
TEMPO ESTIMADO: 1 MÊS
MATERIAL NECESSÁRIO: Livros de
poema, informativo e didático.
Papel craft, argila, caderno, fita adesiva,
canetão, lápis de cores, cola.
DESENVOLVIMENTO (DIFERENTES ETAPAS DESENVOLVIDAS, ASSIM COMO O PLANEJAMENTO DAS
ATIVIDADES).
Começamos então a comentar sobre
os “dinossauros”, lendo e observando o texto informativo na página seguinte. No
outro dia apresentei um poema “O Dinossauro Pós-Moderno” de Rosangela Borges.
Um poema divertido com rimas e versos. Li para os alunos e após fizemos uma
leitura coletiva, acompanhado com o dedinho em baixo das palavras(cada um no seu
jeito). Construímos uma reescrita do poema, usando rimas, tendo noções
de verso e estrofes.
Após, separei umas palavras do
poema e montei um grande caça-palavra no cartaz com as palavras escrita
em tiras (tanto na horizontal como na vertical) Para que as crianças pudessem
manuseá-las e procurar sobrepondo-as no caça-palavras no modo correto.
Ao apresentar as palavras, as
crianças tentavam ler o que estavam escrito e também adivinhar pelo inicio e o
fim das palavras. Exploramos as palavras, sílabas e quantidades de letras
em cada palavra. Observavam o jeito que as palavras estavam escrita (direção).
Distribui as palavras aleatoriamente
entre os alunos e depois disso, com o cartaz do caça-palavras fixado em mesas, comecei
a pedir quem tinha uma palavra que começava com a letra “I” e terminava com a
letra “A”, por exemplo... Eles ficavam empolgadíssimos e quando um não
conseguia identificar as letras na sua palavra os amigos logo avisavam.
Depois de toda esta etapa, que levou uma tarde
inteira, no dia seguinte eu trouxe para a turma o mesmo jogo de caça-palavra e
coloquei no mesmo lugar e deixei as palavras ao lado. Para os alunos manusearem
livremente e propus o mesmo jogo só que na folha A4 e eles receberam muito bem,
já que parecia que tinham se familiarizado com este tipo de atividade.Porém,
agora eles tinham que usar o lápis para destacar as palavras encontradas e esta
atividade foi feita individualmente.
Avaliação:
Os alunos são avaliados durante o processo de realização das atividades através
de intervenções e mediações, conforme seus erros/acertos/dificuldades/
dúvidas/hipóteses apresentadas.
(Obs: Estas atividades fazem parte de um projeto sobre os dinossauros e alfabetização.)
PROFESSORA: LUCIANE DA SILVA
DALAGNOLI
ESCOLA: EM VERADOR ARINOR
VOGELSANGER
JULHO/2013
LIVRO DO POEMA TRABALHADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário